terça-feira, 23 de outubro de 2007

Educação Ambiental


Ao longo da história a humanidade desenvolveu diferentes formas de relação com o meio ambiente, tendo por princípio o processo de produção e reprodução da vida. No processo produtivo moderno, tendo por eixo a emergência e desenvolvimento da indústria, aquela relação tornou uma questão problemática: o avanço científico e tecnológico não tem sido acompanhado da renovação do meio ambiente, objeto indispensável das transformações que a indústria opera.
Desta forma, o homem, tornou-se vítima de uma desenfreada busca pelo novo, explorando o meio ambiente, sem a preocupação das conseqüências. A partir disso, evidencia-se, em vários setores da sociedade e da produção, o fato de que estamos vivendo uma crise na relação entre o processo produtivo e os recursos naturais.
Os recursos naturais são renováveis a uma lentidão, onde não acompanham a velocidade da evolução dos processos indústrias, os maiores responsáveis pela degradação ambiental.
No Brasil, tal crise tem se apresentado como problema por parte de diferentes segmentos, como por exemplo: a própria indústria, a escola, as agências de formação para o trabalho. O Brasil possui a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, que deve ser conservada e preservada, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável. O desmatamento e as queimadas são outros que têm contribuído para a degradação dessa floresta.
A partir dessa problemática, hoje a educação escolar tem sido interrogada sobre a sua contribuição para a formação humana. A educação tem sido apontada como uma das formas prioritárias tanto no sentido de revertes a situação dos problemas ambientais, quanto no redimensionamento da relação entre o processo produtivo e o meio ambiente.
Em conseqüência dessa interrogação, indica-se a proposta de educação, tornando o homem consciente, buscando alternativas a fim de minimizar a degradação ambiental.
O conceito de Educação Ambiental vem evoluindo de forma ligada à interpretação do meio ambiente. As primeiras preocupações com a Educação Ambiental ocorreram na década de 70. Esta educação preconizada a partir da Conferência de Estocolmo, como Educação Ambiental, traz no seu bojo a mudança de valores, atitudes, e formação de habilidades para a participação ativa do indivíduo na defesa do meio ambiente (Tbilisi, 1977). Através da Educação Ambiental podemos conscientizar a criança, o adolescente e os trabalhadores da importância que o meio ambiente reflete em toda sua vida, e que ele é responsável pela manutenção do que ainda existe de recursos naturais disponíveis, buscando formas de preservar e conservar o meio ambiente, para oferecer a todos melhores condições de vida, tanto para esta geração como para as futuras
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