quinta-feira, 12 de junho de 2008

A educação como já dizia uma propaganda na televisão é tudo. Ocorre que a maioria dos filhos não dispõe do acompanhamento de sua família, para que possa ter um desempenho satisfatório em aprendizagem. A família tem um papel fundamental, senão imprescindível na formação dos filhos. Nos últimos anos vivemos uma mudança profunda nas relações familiares. Com isto os reflexos na formação dos alunos foram muitos, inclusive culminando para altos índices de violência entre professores e alunos, além de inúmeros outros problemas sociais, que por ventura tem origem na educação do indivíduo.
É fato que a educação por muitas famílias, foi posta em segundo plano. Já é comprovado que os filhos que têm um acompanhamento mais próximo de sua família, independente de ser a família tradicional ou não, ou classe social, obtém um resultado melhor perante aqueles que não possuem o mesmo apoio. Principalmente nas fases da infância e adolescência.
Incentivar a participação das famílias nas atividades escolares contribui para a socialização, melhor ensino por parte dos educadores, melhoria da relação escola-comunidade, refletindo na educação integral do indivíduo. Através da parceria, escola-família, o projeto pedagógico vai sendo construído integrado e com a participação de todos. Culminando para uma sociedade melhor organizada, com reflexos positivos nas dimensões sociais, econômicas e ambientais.

Nenhum comentário: